Avs Aviamentos

sexta-feira, 18 de março de 2011

postheadericon Toritama e Destaque na Começam a 11ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana


Situada no agreste pernambucano, a cidade de Caruaru é o ponto de encontro de produtores e lojistas, que se reúnem entre os dias 16 e 18 de março para conhecer as novidades da região para a moda de inverno 2011. Em sua 11ª edição, a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana traz 120 expositores e tem expectativa de gerar R$ 11 milhões em negócios a curto e médio prazos.

“Desde o início, a Rodada aproxima as 11 cidades participantes do evento. Estamos fortalecendo nosso polo com muito êxito”, afirma João Bezerra da Silva Filho, presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Caruaru), ao explicar a força do associativismo na região. Antes de cada rodada, as empresas passam por muitas consultorias, o que também tem aprimorado, cada vez mais, o trabalho apresentado na região.

Algo que chama muita atenção nas edições mais recentes é a preocupação com a moda. Se antes isso não era prioridade, hoje os estímulos dados aos produtores mostra que o foco deixou de ser apenas preço, para ser também a qualidade. Com apoio da Acic, do Sebrae, do Sindivest e outras entidades, a região tem recebido, além de cursos de graduação relacionados à moda (design, administração, engenharia de produção, gestão de moda), pequenos cursos e palestras de capacitação, principalmente com pesquisa de tendências. O resultado disso é o número cada vez maior de compradores vindos de todos os estados.

Historicamente, os maiores compradores da Rodada são lojistas de Minas Gerais, um Estado tradicional em termos de produção de moda. “Isso é um bom indício da qualidade do que está sendo apresentado aqui”, garante Débora Florêncio, gerente do Sebrae.

Todas essas melhorias vêm acompanhadas dos investimentos governamentais feitos na região. Além de ganhar incentivos tributários em políticas estaduais, os confeccionistas também estão se beneficiando com as reformas em rodovias federais, como a BR-104 que liga o polo produtor a outras regiões do Brasil, e também estaduais. Todas as empresas, de micro a grandes, geram juntas cerca de 150 mil empregos diretos.

“Estamos empenhados em realizar a 11ª Rodada de Negócios para incentivar o desenvolvimento econômico de todo o polo de moda do agreste pernambucano e de todo o Estado. Possuímos mais de 15 mil indústrias ligadas ao setor de vestuário e precisamos apresentar esse potencial ao Brasil”, diz Bezerra.

Cidades e seus produtos

Entre as 11 cidades participantes da Rodada de Negócios, 3 se destacam em relação ao tamanho e importância. Toritama é responsável por 16% da produção de jeans brasileiro. A cidade tem a maior renda do Nordeste depois de Fernando de Noronha, segundo dados do Sindvest. Além dela, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe também se destacam, principalmente na malharia.

Quem realiza a Rodada de Negócios é a Acic com apoio da Facep (Federação das Associações Comerciais do Estado de Pernambuco), do Sebrae, Fiepe, CNI, Governo de Pernambuco através da Agência de Desenvolvimento Econônimo, Sindivest, Prefeitura Municipal de Caruaru, além das associações comerciais de Santa Cruz do Capibaribe, Surubim e Toritama.

Matérias e Fotos: UseFashion

0 comentários:

FAZER DIFERENTE

Arquivo do blog

Colaborador

Colaborador

Pesquisar este blog

Promoção Grátis

Colaborador

Colaborador

Postagens mais visitadas

Seguidores

Atualizados