Supremo reconhece união estável de homossexuais.
Do G1
O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por unanimidade, nesta quinta-feira (5) a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Na prática, as regras que valem para relações estáveis entre homens e mulheres serão aplicadas aos casais gays. Com a mudança, o Supremo cria um precedente que pode ser seguido pelas outras instâncias da Justiça e pela administração pública.
O presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, concluiu a votação pedindo ao Congresso Nacional que regulamente as consequência da decisão do STF por meio de uma lei. “O Poder Legislativo, a partir de hoje, tem que se expor e regulamentar as situações em que a aplicação da decisão da Corte seja justificada. Há, portanto, uma convocação que a decisão da Corte implica em relação ao Poder Legislativo para que assuma essa tarefa para a qual parece que até agora não se sentiu muito propensa a exercer”, afirmou Peluso.
De acordo com o Censo Demográfico 2010, o país tem mais de 60 mil casais homossexuais, que podem ter assegurados direitos como herança, comunhão parcial de bens, pensão alimentícia e previdenciária, licença médica, inclusão do companheiro como dependente em planos de saúde, entre outros benefícios.
Em mais de dez horas de sessão, os ministros se revezaram na defesa do direito dos homossexuais à igualdade no tratamento dado pelo estado aos seus relacionamentos afetivos. O julgamento foi iniciado nesta quarta-feira (4) para analisar duas ações sobre o tema propostas pela Procuradoria-Geral da República e pelo governo do estado do Rio de Janeiro.
Em seu voto, o ministro Ayres Britto, relator do caso, foi além dos pedidos feitos nas ações que pretendiam reconhecer a união estável homoafetiva. Baseada nesse voto, a decisão do Supremo sobre o reconhecimento da relação entre pessoas do mesmo sexo pode viabilizar inclusive o casamento civil entre gays, que é direito garantido a casais em união estável.
A diferença é que a união estável acontece sem formalidades, de forma natural, a partir da convivência do casal, e o casamento civil é um contrato jurídico formal estabelecido entre suas pessoas.
A lei, que estabelece normas para as uniões estáveis entre homens e mulheres, destaca entre os direitos e deveres do casal o respeito e a consideração mútuos, além da assistência moral e material recíproca.
Efeitos da decisão
A extensão dos efeitos da união estável aos casais gays, no entanto, não foi delimitada pelo tribunal. Durante o julgamento, o ministro Ricardo Lewandowski foi o único a fazer uma ressalva, ao afirmar que os direitos da união estável entre homem e mulher não devem ser os mesmos destinados aos homoafetivos. Um exemplo é o casamento civil.
“Entendo que uniões de pessoas do mesmo sexo, que se projetam no tempo e ostentam a marca da publicidade, devem ser reconhecidas pelo direito, pois dos fatos nasce o direito. Creio que se está diante de outra unidade familiar distinta das que caracterizam uniões estáveis heterossexuais”, disse Lewandowski.
“Não temos a capacidade de prever todas as relações concretas que demandam a aplicabilidade da nossa decisão. Vamos deixar isso para o caso a caso, nas instâncias comuns. A nossa decisão vale por si, sem precisar de legislação ou de adendos. Mas isso não é um fechar de portas para o Poder Legislativo, que é livre para dispor sobre tudo isso”, afirmou o relator do caso, ministro Ayres Britto.
"Esse julgamento marcará a vida deste país e imprimirá novos rumos à causa da homossexualidade. O julgamento de hoje representa um marco histórico na caminhada da comunidade homossexual. Eu diria um ponto de partida para outras conquistas", afirmou o ministro Celso de Mello.
Julgamento
No primeiro dia de sessão, nove advogados de entidades participaram do julgamento. Sete delas defenderam o reconhecimento da união estável entre gays e outras duas argumentaram contra a legitimação.
A sessão foi retomada, nesta quinta, com o voto do ministro Luiz Fux. Para ele, não há razões que permitam impedir a união entre pessoas do mesmo sexo. Ele argumentou que a união estável foi criada para reconhecer “famílias espontâneas”, independente da necessidade de aprovação por um juiz ou padre.
“Onde há sociedade há o direito. Se a sociedade evolui, o direito evolui. Os homoafetivos vieram aqui pleitear uma equiparação, que fossem reconhecidos à luz da comunhão que tem e acima de tudo porque querem erigir um projeto de vida. A Suprema Corte concederá aos homoafetivos mais que um projeto de vida, um projeto de felicidade”, afirmou Fux.
“Aqueles que fazem a opção pela união homoafetiva não podem ser desigualados da maioria. As escolhas pessoais livres e legítimas são plurais na sociedade e assim terão de ser entendidas como válidas. (...) O direito existe para a vida não é a vida que existe para o direito. Contra todas as formas de preconceitos há a Constituição Federal”, afirmou a ministra Cármen Lúcia.
Preconceito
O repúdio ao preconceito e os argumentos de direito à igualdade, do princípio da dignidade humana e da garantia de liberdade fizeram parte das falas de todos os ministros do STF.
“O reconhecimento hoje pelo tribunal desses direitos responde a grupo de pessoas que durante longo tempo foram humilhadas, cujos direitos foram ignorados, cuja dignidade foi ofendida, cuja identidade foi denegada e cuja liberdade foi oprimida. As sociedades se aperfeiçoam através de inúmeros mecanismos e um deles é a atuação do Poder Judiciário”, disse a ministra Ellen Gracie.
“Estamos aqui diante de uma situação de descompasso em que o Direito não foi capaz de acompanhar as profundas mudanças sociais. Essas uniões sempre existiram e sempre existirão. O que muda é a forma como as sociedades as enxergam e vão enxergar em cada parte do mundo. Houve uma significativa mudança de paradigmas nas últimas duas décadas”, ponderou Joaquim Barbosa.
O ministro Gilmar Mendes ponderou, no entanto, que não caberia, neste momento, delimitar os direitos que seriam consequências de reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo. “As escolhas aqui são de fato dramáticas, difíceis. Me limito a reconhecer a existência dessa união, sem me pronunciar sobre outros desdobramentos”, afirmou.
Para Mendes, não reconhecer o direitos dos casais homossexuais estimula a discriminação. “O limbo jurídico inequivocamente contribui para que haja um quadro de maior discriminação, talvez contribua até mesmo para as práticas violentas de que temos noticia. É dever do estado de proteção e é dever da Corte Constitucional dar essa proteção se, de alguma forma, ela não foi engendrada ou concedida pelo órgão competente”, ponderou.
Duas ações
O plenário do STF concedeu, nesta quinta, pedidos feitos em duas ações propostas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo governo do estado do Rio de Janeiro.
A primeira, de caráter mais amplo, pediu o reconhecimento dos direitos civis de pessoas do mesmo sexo. Na segunda, o governo do Rio queria que o regime jurídico das uniões estáveis fosse aplicado aos casais homossexuais, para que servidores do governo estadual tivessem assegurados benefícios, como previdência e auxílio saúde.
O ministro Dias Toffoli não participou do julgamento das ações. Ele se declarou impedido de votar porque, quando era advogado-geral da União, se manifestou publicamente sobre o tema.
FAZER DIFERENTE
Arquivo do blog
-
▼
2011
(1491)
-
▼
maio
(184)
- Jogos do final de semana do campeonato da União do...
- Celulares "mudos" nos bancos
- Confira as manchetes dos jornais desta terça-feira
- Jogos do final de semana do campeonato da União do...
- Está no ar Sulanca News de cara nova
- Idoso é preso com 4 quilos de maconha em Caruaru
- Recuperando recursos para a sua empresa
- Homem mata a esposa grávida e a sogra a facadas e ...
- Imagem do Campeonato união dos clubes de Toritama.
- Servidores estaduais e governo não se entendem e s...
- Resulmo do final de semana na região
- Uma das últimas resistências na TV aberta a venda ...
- Parabens vai Para Os nossos amigos Feliz aniversário
- Silas Malafaia protesta contra o Centenário Parale...
- CAMPEONATO BABY LUCK´S 2011.
- Entrevista histórica une toda oposição de Toritama
- Vereadora Rossana Ferreira distribui cerca de 5 mi...
- Veardor Fabio Floretino Informando.
- Papa Bento 16 fecha convento em que freiras dançav...
- Justiça Federal decreta Sport único campeão brasil...
- Homem é preso acusado de estuprar e manter menor d...
- Confira as manchetes dos jornais deste sábado
- Vereador Fabio Florentino Informando
- Professora Amanda Gurgel discursa para deputados d...
- VIVA AS COSTUREIRAS: do amigo Edijan.
- Esmeraldo critica situação de Caruaru e Guerra diz...
- Padrasto: mulher envenenou criança revoltada com s...
- A partir do dia 1º de junho a cidade de Caruaru, T...
- Secretaria de Saúde de Caruaru SAI DE SENA
- União dos clubes segue com grandes jogos nas terça...
- Confira as manchetes dos jornais desta quinta-feira
- A sociedade junto ao Idoso: Direitos do Idoso
- Dilma Rousseff manda suspender kit gay
- Polícia divulga retrato-falado de assassino de com...
- Não! ao Pré-conceito,Nós temos um conceito formado!
- MINI CURSO ATENDIMENTO AO TELEFONE LIGUE P/ ACIT.
- GATI DA 3ª CIPM DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, NO CO...
- Deputado Roberto Teixeira - PP/PE
- Quarta – 15 de junho ( 1º Chama Viva – Encontro de...
- Programação oficial do São João 2011 em Caruaru-PE
- Confira as manchetes dos jornais desta quarta-feira
- Câmara aprova polêmico Código Florestal rejeitado ...
- Não! ao Pré-conceito,Nós temos um conceito formado!
- Polícia Federal prende em Caruaru sete assaltantes...
- Confira as manchetes dos jornais desta terça-feira
- Futuro de Araújo será decidido nesta terça-feira
- Seminário em Santa Cruz discute linha de credito, ...
- O acidente aconteceu em frente ao Haras Xô Boi por...
- Árbitros da cidade de Santa Cruz do Cap. faz Visit...
- Cientistas testam remédios contra dependência da n...
- Confira as manchetes dos jornais desta segunda-feira
- No total, cinco pessoas foram assassinadas neste f...
- Para Refletir:EU QUERO SER UMA TELEVISÃO
- Para Refletir: Os 3 últimos desejos de ALEXANDRE O...
- Grupo americano acredita que o mundo iria acabar s...
- Quando é que teremos leis mais justas nesse pais??...
- Próximos jogos do Campeonato União Dos clubes de ...
- Na última sexta-feira o campeonato da união dos cl...
- No sábado dia 21de maio de 2011 aconteceu apenas à...
- Campeonato da união dos clubes de Toritama 2011.
- Humberto Costa discursa sobre Caruaru na tribuna d...
- Nem tudo são flores no Parque das Feiras de Toritama
- Sete pessoas Foram Presas Em Santa Cruz "GATI"
- Mulher morre atropelada na Villa Cannaã
- No próximo Domingo (28) o programa #AtitudeJovem v...
- Morre o zagueiro Edu Matos, ex-Araripina
- Parabéns para a calça jeans ela faz 138 anos
- Confira as manchetes dos jornais desta sexta-feira
- JUCEPE é inaugurada em Santa Cruz do Capibaribe
- Bancos podem proibir uso de celulares nas agências
- Cadastro dos bons pagadores é aprovado no Senado e...
- Moda center DIRETOR DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NA...
- Confira as manchetes dos jornais desta quinta-feira
- NÃO É MOLE, PAGO 02 CARROS ZERO POR ANO E NÃO TENH...
- Em Santa Cruz: Aluno da Rede Municipal é Medalha d...
- Prefeito Flavio de Souza Lima culpou a oposição po...
- Deputados irão discutir kit contra homofobia com MEC
- Mais de 5 mil pessoas participaram, em Brasília, d...
- Mudanças de delegado na área da 17ª SECCIONAL
- Campeonato amador de Toritama União dos clubes.
- O Dia Nacional de Combate ao Abuso e À Exploração...
- Aniversário de Caruaru. Confira a programação.
- Confira as manchetes dos jornais desta quarta-feira
- Campeonato amador de Toritama União dos clubes.
- Comunicação para o interior
- Democratas vai para ruas em busca de novos quadros...
- Confira as manchetes dos jornais desta terça-feira
- A Universidade mais próxima de você
- Mecânico é assassinado na zona rural
- Dep: Federal José Augusto Estara em Toritama ..
- Confira as manchetes dos jornais desta segunda-feira
- Centenário da Assembleia de Deus.
- Resumo do Campeonato Baby Luck´s 2011
- Confira as manchetes dos jornais deste sábado
- Vereador Fabio Florentino Bebidas no 10º Festival ...
- Vereadora Rossana distribui alimentos....
- Comandante do 4º BPM rebate denúncias e tranquiliz...
- Este ano feriado do 18 de maio não será trocado
- Fórmula Truck chega a Caruaru
- Rodada emocionante pela segunda divisão do campeonato
-
▼
maio
(184)
Colaborador
Pesquisar este blog
Promoção Grátis
Colaborador
Postagens mais visitadas
-
Feliz aniversário AO MEU PASTOR SAMUEL DE OLIVERA DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TORITAMA, E VICE PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO ESTADO...
-
Droga Apreendida Em Toritama Quadrilha Presa Assaltante de moto Dois dos oito envolvidos maiores de idade eram mulheres. Rubiana Zuleide da...
-
Aconteceu uma tentativa, de homicídio na cidade de Toritama nesta quinta feira, 08, por volta das 12:40,na rua vereador, Creudo Rodrigues,c...
-
O maior quadro de talentos do rádio do estado,ou pode-se dizer também brasileiro,"revelação jovem gospel" estreia dia 01/08 ao mei...
-
Toda operação foi comandada pelo Secretário adjunto Dr. Alesxandro Carvalho e pelo Delegado Dr. Osvaldo Moraes, que contaram com o apoio dos...
-
Já à venda o Folha da cidade edição de Maio, faça já sua assinatura é só ligar(81) 9193-7632 .
-
Natanael Soares da Silva (Piluga) casado costureiro tinha 31 anos de idade estava passando pela Av: João Manoel da Silva em frente a Caixa...
-
Uma operação do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) pertencente a 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (3ª CIPM) resultou na ...
-
Heleno Heleno era ex-presediario Um ex-presidiário foi assassinado na manhã deste domingo, no Sí...
-
Diretor de Limpesa de Toritama Flagrante do Sr??????? Esse o é exemplo que vimos diariamente e alguns pontos da Cidade, o carro de colet...
0 comentários:
Postar um comentário